Por que uma empresa precisa ter um site?

Por que uma empresa precisa ter um site?

1 – Para ser encontrada

Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz? Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora, se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

2 – Para ganhar autoridade no mercado

Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?

Não queremos desmerecer as as mídias sociais – elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3 – Para expandir o negócio

Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los. O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4 – Para se relacionar com sua audiência

A forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia. E isso já faz um tempinho, certo? Pesquisar online sobre produtos e serviços já é um hábito consolidado pelo consumidor.

Assim, esse consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.

Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.

5 – Para vender

Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda. Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.

Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.
 

 Vantagens de ter um site

– Divulgação

Panfletos e comerciais televisivos já não apresentam os mesmos resultados. O comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos e é preciso que as empresas acompanhem essa evolução. Uma das vantagens de ter um site é que sua empresa pode ser mais facilmente encontrada. De nada adianta você oferecer um ótimo serviço, um produto impecável ou um atendimento único se as pessoas não descobrirem a sua empresa. E a vantagem do site é que ele justamente encurta este caminho: o do possível cliente com a sua empresa.

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google e, intencionalmente procurando o seu site ou despretensiosamente pesquisando algo  que tenha relação com o seu negócio, essa pessoa pode encontrar a sua página.

Com um site, é possível investir em marketing digital, consideravelmente mais econômico que o marketing tradicional e altamente mais lucrativo também. Com o marketing bem estruturado e um site bem alimentado a sua empresa será mais divulgada e encontrada.

– Maior taxa de conversão de vendas

Por ir direto ao público alvo, o site já conta com um maior índice de conversão de vendas. Mas, além disso, é possível retirar dúvidas e romper as barreiras que impedem a compra em poucos passos, conquistando a confiança do consumidor.

O cliente, ao visitar o seu site, se sente mais confortável em realizar a compra, uma vez que ele identificará uma vantagem em comprar em um ambiente de credibilidade e segurança, pois pelo site a empresa consegue promover seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atrativa, proporcionando uma experiência positiva aos visitantes.

Para potencializar o seu site, vale a pena criar perfis nas principais redes sociais e também criar um blog. Com essas ferramentas, a empresa se aproxima mais do consumidor e pode estabelecer uma relação direta.

– Gera credibilidade

Em algum momento na vida você já pensou em um produto ou serviço ou uma determinada empresa, foi pesquisar e não achou o site. Com certeza essa foi uma experiência frustrante, pois quebrou uma expectativa que você tinha de conhecer mais sobre o que você buscava.

Essa experiência já é suficiente para você ficar com um “pé atrás” sobre aquele negócio e decidir, então, procurar pelo similar ou concorrente.

Essa é mais uma vantagem de ter um site. Ele é a vitrine do seu negócio, transmite profissionalismo e credibilidade.

– Para expandir o negócio

A importância de ter um site vai além da sua região. Um site empresarial te coloca em contato com possíveis clientes de toda a sua cidade, estado, país e até mesmo do mundo. É uma forma de ampliar o alcance dos seus produtos e serviços.

Dessa forma, você tem a possibilidade de atender pessoas que, sem o site, não teriam acesso à sua empresa.

– Fidelização de clientes

Com as estratégias de marketing digital bem executadas no seu site, é possível acompanhar o consumidor durante todo o processo de compra. Assim, o cliente se sente valorizado, sabe que sua opinião é relevante para a empresa e fará questão de retornar sempre que precisar de um novo produto. Para completar, vale ressaltar que um cliente satisfeito será um ótimo divulgador do seu negócio, indicando o site para amigos e parentes.

Para fidelizar clientes você pode investir em um bom conteúdo, um site bem atualizado, promoções online, cadastros para obter diferentes recursos, novidades. Claro que para isso você precisa conhecer bem o seu público e saber que tipo de conteúdo e oferta o atrai, mas, com isso em mente, você consegue sempre chamar a atenção dele para que ele visite com frequência o seu site consequentemente aumentando as chances dele adquirir algo.

– Geração de leads

Leads são contatos em potencial para tornarem-se clientes da sua empresa. São pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse nas soluções propostas pelo seu produto ou serviço.

Ter um site bem estruturado é essencial para quem quer gerar leads. O processo é simples: as pessoas encontram o seu site, se interessam pelo conteúdo que você oferece e cadastram o e-mail ou telefone para receber mais informações ou trocam essa informação por um material que você tenha produzido.

A partir disso, você começa a acumular contatos de pessoas que podem vir a ser clientes, basta que você faça o que chamamos de “nutrição de leads”, que é o processo de manter essa pessoa bem informada, atualizada sobre seus serviços até que ela se sinta à vontade para realizar a compra.

– Análise de dados

Ao criar um site, e também perfis em redes sociais, você consegue conhecer melhor o público alvo da empresa. Por meio do Google Analytcs, por exemplo, é possível levantar dados como idade, preferências, profissão, horários mais acessados, conteúdos mais lidos, etc.

Com essas informações em mãos, você pode entender quais são os pontos fracos e fortes da empresa e planejar os próximos passos de forma mais clara.

– 24 horas por dia

Não importa qual o foco da sua empresa em um site as portas ficam abertas 24 horas por dia. Dessa forma, após a dedicação inicial para desenvolver o site, os resultados apenas se acumulam. Ou seja, mesmo fora do horário comercial, a sua marca está atraindo e conquistando novos clientes. Para aproveitar essa vantagem, mantenha um canal de comunicação aberto com o consumidor com todos os contatos da empresa de fácil acesso.

Agora que você já viu sobre a importância de ter um site para o seu negócio, veja alguns mitos que você precisa desconsiderar na hora de pensar se ter um site é vantagem ou não.

5 motivos porque a minha empresa deve ter um site

1º CONFIANÇA NA EMPRESA

Criar um site possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço em possuir um relacionamento no ambiente virtual. Isto proporcionará inúmeras vantagens que ajudarão a instituição a lembrar do porquê ter um site.

Ao contar com um site, a entidade passa ainda mais uma imagem profissional para os consumidores, uma vez que a página na web possui informações relevantes a esses clientes, que consequentemente, exalta a reputação positiva da empresa para seus compradores. A credibilidade começa a ser criada por diversas formas, seja pela importância que a empresa atribui aos clientes, ou até mesmo, aos conteúdos informados em sua página oficial.

2º MAIOR EXPOSIÇÃO DA EMPRESA

Quando uma empresa tem a oportunidade de exibir seus produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante “divulgação”, como uma espécie de “vitrine”, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramental ideal para que seu negócio possa obter excelentes resultados no espaço virtual, destaca a importância do “site para minha empresa”.

Ter um site possibilita a exposição da sua empresa em qualquer lugar, sem precisar se limitar a aquele espaço físico, que permitirá o relacionamento com diversos púbicos, sem a necessidade de estarem presentes no local específico. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança ao cliente, que pode consultar as informações da organização quando necessitar de seus produtos ou serviços.

3º CONQUISTA DE NOVOS CONSUMIDORES

Um site apresenta infinitas possibilidades de alcançar novos clientes para seu negócio, e para que isto ocorra, exiba para seu público-alvo o maior número de informações sobre o seu campo de atuação, que de fato sejam interessantes e despertem a leitura dos públicos.

O site veio para trazer novos modos para a conquista de consumidores, que antes se limitava a ações locais, e agora pode atingir pessoas de diversas partes do mundo. Por meio da página na web, é possível manter um contato com uma pessoa do mesmo bairro, mas também de outro lado do continente. Essas medidas contribuem para o aumento de vendas na empresa, tornando-se alternativas.

4º CONTATO COM O PÚBLICO-ALVO NAS REDES SOCIAIS

O conteúdo de um site deve contar com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas não significa que deva excluir outras formas de divulgação, como, por exemplo, as redes sociais, que são fundamentais para o crescimento dos negócios no espaço virtual.

As Redes Sociais trouxeram diversos benefícios não somente para os usuários, mas também para as organizações, que agora possuem outras maneiras de fidelizarem seus clientes. Contar com um perfil nas plataformas virtuais “obriga” a marca a pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes para o consumidor, que o façam a comprar seus produtos, aumentando o número de consumidores. Portanto, utilize o site como um cartão de visita no espaço virtual.

5º CRESCIMENTO DAS VENDAS

Este tópico responde à pergunta “por que ter um site?”. A partir do momento em que a empresa percebe que as publicações no site oficial são interessantes para o cliente, pode aumentar a credibilidade em relação aos clientes e, como resultado, obter o crescimento das vendas.

Quando uma empresa decide investir em um site, e passa a se dedicar na divulgação de seus produtos e serviços, consegue alcançar clientes diferenciados, fazendo com que as vendas aumentem. Portanto, dê uma atenção maior as descrições dos seus serviços e produtos, e consequentemente, terá atenção dos clientes.

Quais são os tipos de site que existem?

Automaticamente, você pensa “Preciso de um site para minha empresa”, mas antes de tomar a decisão, saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa.

SITE INSTITUCIONAL

O site institucional é como se fosse o cartão de visitas online da instituição. É aquele que possui o objetivo de divulgar todas as informações da empresa, seus produtos e serviços, serve para empresas comerciais e para as demais para informar seus públicos sobre sua localização, contato, missão, etc.

Ele é ideal para apresentar sua empresa para aqueles clientes que foram indicados por algum amigo, mas ainda não possui todas as informações que deseja. Este tipo de site é aconselhável para aquelas organizações que começaram há pouco tempo no mercado e não contam com conteúdo vasto para publicações.

SITE DINÂMICO

É aquele em que as atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil, com conteúdo constante, permitindo um site mais renovado. No site dinâmico, há a inserção das redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o que permite uma maior atração para quem for acessá-lo. Nele, existe também postagens com fotos e vídeos, nele é possível incluir um blog, que poderá expandir o número de clientes. Este tipo de site serve para aquelas empresas que querem integrar todo o seu conteúdo às redes sociais e que queiram atrair um público mais ligado as novas plataformas de comunicação.

SITE ONE PAGE

Como o nome já diz, um site de uma página só. Serve para pequenas e médias empresas, que estão começando o seu negócio e ainda não possuem uma variedade de conteúdos para publicar com uma certa frequência.

O one page serve também como uma boa opção para aquelas instituições que trabalham apenas com um tipo de produto, é ideal para empresas que querem atingir um público mais jovem e conectado. Já que a principal vantagem deste tipo de site é a rapidez que ele permite para usuários mobiles, pois não demoram a carregar, nem abrem uma outra página.

BLOGS

Os blogs são sites fundamentais para aqueles clientes que gostam de se manter atualizado todos os dias sobre as principais novidades da empresa. Eles comumente são incluídos no site dinâmico, assim como as redes socais. Servem para empresas que queiram manter um relacionamento mais informal e criar um laço mais próximo com seu público-alvo e também deixá-lo informado sobre seus novos produtos.

Uma empresa que fizer uso de um blog, deve ter em mente que este tipo de site é ideal para divulgação e marketing empresarial, pois convencem seus clientes de forma menos evasiva, através das famosas dicas.

PORTAIS

Os portais são sites que divulgam qualquer conteúdo, independentemente do tema, neles podem conter informações de política a esporte. Seus conteúdos são publicados de acordo com o interesse do público, para que sejam estimulados a realizarem uma nova visita no site todos os dias. Além do conteúdo, são oferecidos diretórios para outras plataformas, notícias, previsões do tempo, mapas, fóruns, etc. Esse tipo de site serve para empresas que trabalhem especialmente com a divulgação de notícias, e que queiram vender seu conteúdo, fazendo com que o leitor sempre retorne para ‘consumir’ seu produto, como o UOL, G1, Yahoo, dentre outros.

O que um site deve ter?

Antes do questionamento de “Por que ter um site?”, é importante ter conhecimento dos itens que devem ser essenciais para seu funcionamento, como: ser dinâmico, fácil de atualizar, boa arquitetura e fácil de usar, conteúdo relevante, integração com as redes sociais, responsivo, dentre outros.

SER DINÂMICO E FÁCIL DE ATUALIZAR

Um site dinâmico permitirá que você integre todo o seu conteúdo para todas as redes sociais da empresa, seja Facebook ou Twitter. Nele ainda possui a vantagem de o cliente comentar sobre qualquer assunto no qual você publicou, permitindo uma interação com seu público, essencial nos dias atuais. Os clientes gostam de empresas que procurem atender suas necessidades e mostrem interesse em solucionar seus problemas.

Outra vantagem do site dinâmico é que eles são mais fáceis de atualizar, e na correria do mundo atual, praticidade é fundamental para os negócios, afinal, tempo é dinheiro.

BOA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO E SER FÁCIL DE USAR

Seu site deve ser fácil de usar, de modo em que a pessoa o acesse e não encontre dificuldades para procurar o que deseja. Obtendo uma boa arquitetura de informação, sem dúvidas contribuirá para o sucesso do seu site, pois o cliente sempre voltará a acessar todo o seu conteúdo, de maneira prática, rápida e eficiente. É muito comum encontrar sites com a arquitetura da informação totalmente desorganizada, com links que não condizem com a imagem, ou o banner que está no lugar errado, o que acaba afastando clientes em potenciais.

SER FEITO POR PROFISSIONAIS

Antes de pensar “preciso de um site para minha empresa?”, vale destacar a diferença de um site feito por um profissional e aqueles que já veem prontos. Os profissionais permitem que você possa alterar o seu layout (design), ele será exatamente como deseja, pode ser modificado de acordo com seus gostos e preferências.

Já nos sites prontos, em sua maioria grátis, haverá sempre uma empresa com o mesmo site que você, o layout é limitado, os modelos são iguais para todos. Com a ajuda de um designer, você terá um site totalmente original, do seu jeito.

SER OTIMIZADO PARA O GOOGLE

O Google é um dos sites de buscas mais acessados do mundo, as pessoas fazem uso para pesquisar sobre diversos assuntos e adquirir novos produtos. Estar visível nele trará diversos benefícios para sua empresa, como a conquista de novos clientes, mostrar sua credibilidade, dependendo do segmento, públicos diversificados podem comprar suas mercadorias.

Não aparecer no Google, é dar um passo para trás nos negócios, atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas e com pressa. Otimizar seu site para a ferramenta de buscas responderá sua pergunta de “por que ter um site?” e lhe renderá a visibilidade que precisava.

PUBLIQUE CONTEÚDO RELEVANTE

Criar conteúdo relevante permitirá que o tráfego do seu site aumente, trará valor a sua empresa, seus clientes passarão mais tempo acessando seu conteúdo e faz com que o posicionamento no Google cresça. Mas para isso, é necessário pesquisar sobre os assuntos que interessam seu público-alvo, seja pelas redes sociais ou até mesmo pelo próprio e-mail.

Não adianta publicar um conteúdo por publicar, e ver o que acontecerá, já que o objetivo é alcançar potenciais clientes, consumidores e conquistar suas fidelizações. Mesmo que não haja retorno imediato, essas pessoas divulgarão sua empresa para os demais.

TENHA UMA CONTA DO ANALYTICS

Ter um site e não saber a quantidade de visitas, de onde elas surgiram, quais as páginas mais visitas, quais palavras são utilizadas para chegar até seu site, é praticamente jogar fora todo o trabalho que sendo conquistado. Conhecer as pessoas que estão acessando seu site, é fundamental para medir o feedback, e a partir dele, implementar estratégias de melhorias ou continuá-las.

Para isso, é fundamental criar uma conta no Google Analytics, o serviço é feito de forma gratuita e permitirá que você tenha conhecimento das visitas que possuem em seu site, dentre outras vantagens.

SER RESPONSIVO

A cada dia as pessoas continuam com pressa, com o avanço tecnológico, é possível acessar qualquer informação pelo celular, e se seu site for responsivo, poderá facilitar a vida de muitos usuários. Ter um site com esse benefício, trará maiores vantagens para o usuário, e pensando nisso o Google ranqueia esses tipos de sites para que as pessoas que acessem tenham melhor experiência ao acessá-lo, com experiência mais ricas para quem utiliza o serviço.

A empresa que não possui um site responsivo, perde posicionamento no Google, assim como número de visitantes que acessam da plataforma mobile.

INTEGRAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

Estar presente em todas as plataformas utilizadas pelos clientes é fundamental nos dias atuais, pois qualquer pessoa possui uma conta no Facebook, por exemplo. Contar com botões de compartilhamento de conteúdo e links para as redes sociais será importante para a otimização do seu site nas ferramentas de buscas como o Google, além de que, aumentará a visibilidade da sua marca nas redes sociais, fazendo com que você conquiste outro tipo de público para seus negócios, bem como mostrar para seus clientes que sua empresa possui mais um canal para facilitar a comunicação de ambos.

 

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