O Mercado de Franquias

O Mercado de Franquias

As franquias são a forma mais rápida e segura de montar um negócio de sucesso através de um modelo testado e aprovado pelo mercado.No modelo de franchising, o empreendedor adquire o direito de usar uma marca renomada e vender seus produtos e serviços, além de poder replicar estratégias comprovadas nos mais variados setores econômicos.

Dessa forma, o empreendedor não precisa se preocupar em estruturar um negócio do zero, evitando perda de tempo e dinheiro com erros de execução e gestão muito comuns nos estágios iniciais.


Isso porque pode adotar um modelo de negócios já estabelecido e com resultados comprovados, assim como procedimentos e know-how passados pelo franqueador para acelerar seu crescimento.

O mercado de franchising é bastante antigo, mas ganhou proporção nos EUA como tática de expansão de redes de sucesso, como McDonald’s e Starbucks, que fazem parcerias com empreendedores dispostos a explorar suas marcas e produtos seguindo diretrizes predefinidas.

Em tempos competitivos como os dias de hoje, ninguém quer colocar o seu dinheiro em negócios arriscados. Investir certo é uma atitude inteligente e que possibilita que empreendedores talentosos consigam ter a chance e o tempo necessário para impor a sua capacidade e atingir o sucesso.

As franquias apresentam diversas vantagens em relação a uma empresa que começa do zero e são a alternativa perfeita para que não quer correr riscos desnecessários. Para te ajudar a decidir sobre qual a melhor alternativa, neste artigo iremos abordar 5 ótimos motivos para abrir uma franquia ao invés de tentar iniciar um negócio do zero.

1 Sistema testado e aprovado

Muitos empreendedores iniciantes nem sabem o que é um plano de negócios, e aí está outro ponto positivo das franquias: geralmente, o plano de negócios já é pré-definido. Na maioria das vezes, o pequeno empresário não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu comércio, então contar com o apoio de um franqueador consolidado te ajuda a crescer com menor risco financeiro. Por exemplo, por que será que o McDonald’s é uma empresa de sucesso? Será que é porque ele faz o melhor hambúrguer do mundo e vende pelo menor preço? Não, é possível comer melhor gastando menos. O diferencial do McDonald’s, assim como de todas as franquias de sucesso, é o sistema. Boas franquias têm um sistema que promove todo o suprimento, treinamento, marketing e auxílio na gestão para levar o franqueado ao sucesso. Abrindo uma franquia você tem acesso a esse sistema que já foi testado e aprovado pelo consumidor.

2 Índice de sucesso muito maior

Investir em franquia também é uma excelente alternativa porque esse tipo de negócio é muito menos arriscado. São marcas já testadas e previamente aceitas pelo mercado, o que as deixam muito mais seguras em qualquer área de atuação do que uma empresa que está começando do zero e ninguém nunca ouviu falar. Enquanto 80% dos negócios próprios não duram mais de 5 anos, no segmento das franquias o índice cai para apenas 20%. Se considerarmos somente as franquias com selo de excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o índice fica ainda mais baixo.

Vale ressaltar que existem muitas franquias que podem se orgulhar de ter tido pouquíssimos casos de insucesso na abertura de novas unidades. O que acha de abrir um negócio de grande rentabilidade e “a prova de falhas”? Procure por uma dessas franquias.

3 Auxílio de uma equipe experiente

Outro ponto positivo que investir em franquias proporciona é os treinamentos e à assistência prestada para os franqueados. O objetivo dessas marcas é obter cada vez mais sucesso, o que faz com que ela disponibilize o máximo de apoio para aqueles que irão representá-las. Uma franquia é uma verdadeira escola de negócios para os novos empresários. Para iniciar um negócio bem sucedido é necessário ter uma série de capacidades. Entre estas podemos citar gestão de pessoas, gestão de caixa, domínio da parte jurídica, conhecimento em marketing e, principalmente, experiência no setor.

Se você não Se você não domina estas áreas e tão pouco dispões de uma equipe com Know How nestes setores, seu empreendimento tem grandes chances de engrossar as estatísticas de fracasso citadas no item anterior. A melhor opção para empreendedores com pouca experiência é procurar uma franquia. Lá você terá acesso a uma rede de profissionais especializados prontos para te ajudar a tocar seu negócio.

4 Ser procurado pelo público fiel à marca

Uma das grandes vantagens de investir em franquia é que você adquire uma empresa que já é consagrada no mercado. Mesmo nos primeiros meses, em que tudo é mais complicado e muitos dos empreendimentos comuns fecham suas portas, você já tem o suporte e o renome da marca que está representando. Isso traz uma enorme vantagem competitiva e garante um bom retorno do investimento feito. Em um negócio próprio você teria de ralar para conseguir fidelizar seus clientes. Já abrindo uma franquia, você tem a vantagem de ter clientes fiéis à marca, prontos para consumir no seu estabelecimento.

5 Auxílio na negociação de bons pontos comerciais

Se você já tenha tentou abrir uma loja dentro de um shopping provavelmente se assustou com os valores. Além do aluguel alto, normalmente é cobrado um valor de “luva” que pode chegar a cifras quase milionárias. Por conta disso, abrir uma loja de nome desconhecido num shopping center se torna quase inviável. Porém, tudo fica mais fácil quando é interesse do shopping ter seu empreendimento sediado lá. Isso acontece frequentemente com as franquias de nomes consagrados. Pense um pouco, você prefere ir a um shopping cheio de lojas desconhecidas ou no que têm Cacau Show, McDonald’s, Starbucks, Hering, Burguer King e outras franquias de sucesso? Por conta disso, as grandes franquias têm condições de aluguel mais favoráveis.


Conclusão

Através de uma franquia é possível minimizar os riscos de empreender em um mundo cada vez mais competitivo, facilitando as escolhas através da experiencia da empresa Franqueadora.

 

Comentários