Conheça as regras do jogo antes de jogar o jogo - Criação de produtos digitais

Conheça as regras do jogo antes de jogar o jogo - Criação de produtos digitais

O QUE VOCÊ DEVE SABER PARA FAZER A ENTREGA PERFEITA

O objetivo deste material é passar uma ideia do que devemos perguntar ao cliente antes de começar o projeto.

 

Estou partindo do princípio que devemos saber ao máximo do cliente, e suas necessidades, para garantir a maior satisfação possível na entrega - o que gera, por consequência, novos projetos.

 

 

1) QUEM É O SEU CLIENTE?

Conhecer seu cliente - o que ele faz, pra quem ele serve, como ele atua, por quê ele faz o que faz e etc. - é o primeiro passo que você deve dar.

Entenda quem é o seu cliente para entender qual a melhor forma de ajudá-lo.

 

Qual o nicho de atuação? O que ele oferta? Por onde ele vende? Quais são seus principais canais de comunicação?

 

2) QUEM ELE SERVE?

O principal objetivo do seu contratante é servir os clientes dele da melhor maneira possível e aumentar sua atual carteira de clientes.

 

Afinal, um dos principais objetivos de um negócio - antes de pensar em missão, visão e valores - é dar lucro. E só conseguimos isso através de quem consome nossos serviços e produtos.

 

Conhecer quem é o público alvo e suas personas impacta diretamente na forma como você pode entregar seu serviço - seja um social media, design, web designer, gestor de tráfego e etc.

 

Quem é o seu público alvo? Quem são as suas personas? Como encontrou seus melhores clientes? Como você soluciona a dor do seu público alvo?

 

3) COMO ELE SE APRESENTA?

Outro ponto que considero interessante é entender como o cliente se porta perante o seu público.

 

Podemos compreender isso através da comunicação verbal (como fala e escreve para com o seus seguidores) e da não verbal (cores, fontes, imagens e sons).

 

Você possui um manual da marca? Possui uma identidade visual definida? Já definiu sua linha editorial?

 

4) QUEM SÃO SUAS REFERÊNCIAS?

Por referências, iremos considerar concorrentes e outras pessoas/empresas que ele admira.

 

É muito interessante entender quem o seu contratante usa como régua pois é uma espécie de norte para ele.

 

Por exemplo: se você, como designer, você sabe que o cliente almeja uma estética parecida com a do @fulano, então você já tem uma grande base para começar o seu trabalho no desenvolvimento dos criativos.

 

Quem são seus principais concorrentes? Quais são as pessoas/empresas que estão onde você quer estar? Quem você admira e por quê?

 

5) PARA QUANDO VOCÊ PRECISA DA MINHA ENTREGA?

É extremamente importante saber quando o seu serviço/produto deve ser entregue ao seu cliente para que não seja um empecilho no negócio dele.

 

Geralmente, durante o planejamento do projeto o cliente deixa bem claro se o prazo sugerido está de acordo ou não com o que ele espera.

 

Mas é interessante você tentar entender quando o resultado do seu trabalho será encaixado no cronograma do cliente para evitar ser pego de surpresa.

 

Combinaram para sexta-feira, tente entregar na quarta e mantenha a quinta e sexta de margem para qualquer coisa.

 

Qual é o prazo do lançamento? Para quando você precisa desse material?

 

6) ARQUIVOS E INFORMAÇÕES

Esta parte é um pouco mais técnica e vai variar de serviço para serviço.

 

Faça uma lista de tudo que você precisa do cliente antes de começar a meter a mão na massa. Seja direto e evite ficar toda hora pedindo algo para o cliente, faça isso de uma vez.

 

Qual o acesso à hospedagem? Qual o acesso ao local onde comprou o domínio? Quais são as imagens disponíveis para o trabalho? Qual a copy necessária? Qual o acesso ao manual da marca?

 

7) NOTA 10

Acho esta pergunta muito interessante: o que você espera de mim para dar uma avaliação nota 10?

 

Tenho usado essa pergunta para entender um pouco mais sobre quais são as prioridades do cliente para dar um foco nelas durante nossa parceria.

 

Por exemplo: se o cliente diz que entrega no prazo é o que precisa para me dar um dez, farei questão de entregar cerca de dois dias antes do combinado. Se o cliente diz que o foco é numa página rápida, farei questão de apresentar cada detalhe do relatório de análise de desempenho do site. Se o cliente diz que o foco é na estética, vou focar em justificar o motivo na escolha de cada elemento.

 

Conheça as regras do jogo do seu cliente antes de jogar o jogo

 

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