As vantagens de investir em franquias virtuais

As vantagens de investir em franquias virtuais

Somente no primeiro trimestre de 2019 o setor de franquias cresceu cerca de 5,1% comparado ao mesmo período do ano de 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentro das estatísticas apresentadas, também foram apresentados crescimentos em modelos de operações como Home Based, Delivery e Venda Direta, passando de 3% para 5%. Além disso, o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários na internet. Ou seja, este é o momento ideal para investir em franquias virtuais.

As franquias virtuais funcionam, basicamente, como os modelos tradicionais, o franqueado obtém a licença de uso da rede franqueadora e recebe o devido apoio em know-how, divulgação e marketing, além de consultoria sobre gestão empresarial. Ainda, esse modelo de franchising também é amparado pelas diretrizes da lei 8.955/94.

O diferencial deste modelo está justamente no meio para que ela exista: sai a loja física e entra uma nova estrutura similar para o negócio se posicionar na internet. E não pense que o único modelo é o e-commerce! Também é possível ser franqueado de instituições de ensino, agências de viagens, consultor de marketing digital e muito mais.


De acordo com uma consultoria e-Bit, o total das vendas online no Brasil atingiu a marca de R$35,8 bilhões no ano passado, e parte deste sucesso também se deve as franquias virtuais. Aliás, o número de negócios online cresce a cada ano, sendo uma oportunidade de sucesso para quem deseja investir nesse segmento.

O perfil desejado de franqueado

Embora a opção das franquias virtuais venha crescendo, e quando avaliadas sob ponto do investimento, sejam bastante atrativas, existe um determinado fator que deve ser considerado antes de abraçar essa ideia.

A tecnologia é o motor desse modelo de franquias, por isso, é necessário ter afinidade com essa área, caso contrário, dificilmente terá sucesso. Lidar com os aplicativos que viabilizam as franquias virtuais, exige sim um certo grau de afinidade com o ambiente tecnológico.

Portanto, ao optar por investir nesse modelo de negócio, esteja consciente de que é necessário trabalhar com todos os conceitos do mundo online. Para alguns empreendedores esse pode ser apenas um detalhe, mas para muitos é uma barreira. Assim, estude sobre a opção de seu interesse e questione a franqueadora sobre qual será o seu papel como franqueado.

Lembre-se que a sua unidade terá sucesso apenas se você se dedicar a ela e souber vender os seus produtos. Desta maneira, aposte em um negócio em que você acredite e tenha confiança para operar.

As vantagens de investir em franquias virtuais

A modalidade de trabalho home office tem ganhado cada vez mais adeptos, em uma pesquisa realizada pelo espaço de coworking Spaces, 55% dos brasileiros trabalham pelo menos um dia da semana em casa. Apesar dos fatores positivos, o trabalho em casa também possui seus desafios, é preciso manter o foco e se dedicar para que seus afazeres saiam conforme o esperado. Prepare um local na sua casa para ser o seu escritório, nele devem estar um telefone, produtos e documentos relacionados a empresa. Assim ficará mais fácil para se manter concentrado.

Mas, obviamente, o modelo home office também possui suas vantagens, tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal. Afinal, ao trabalhar em casa você possui mais liberdade para organizar seus horários, adaptar prazos a sua rotina e, poderá separar as horas necessárias para cada tipo de tarefa. Confira abaixo as demais vantagens:

Redução de custos

Ao optar por transformar o seu lar em um ambiente de trabalho, definitivamente haverá uma redução de custos, afinal, você não precisa se deslocar até outro local ou arcar com custos de alimentação. Além disso, o seu tempo também será poupado, pois, não será mais necessário enfrentar horas de trânsito para ir e vir do seu emprego.

Jornada de trabalho

Todas as pessoas são diferentes, possuem hábitos e rendimentos diferentes. Por este motivo, como vimos acima, ao trabalhar em casa existe a possibilidade de escolher quais são os melhores horários para trabalhar. Também existem pessoas que se consideram mais produtivas a noite e que não conseguem fazer o mesmo durante o dia ou logo pela manhã. Assim, a facilidade de poder adaptar seus horários é uma vantagem que gera lucros, já que sua produtividade será valorizada e otimizada no meio do percurso.

Autonomia profissional

Outro fator que merece destaque é a carreira, pois, ao investir em um negócio próprio você ficará responsável pelos seus planos e seu futuro profissional. Gerir o seu negócio é motivador e excitante, pois o seu sucesso depende do seu empenho e desempenho. Neste cenário as derrotas servirão de aprendizado e as vitórias terão um significado imenso, já que você fez tudo do zero e conseguiu alcançar os objetivos planejados.

Redução do stress

Apostar no modelo home office também proporciona benefícios para a sua vida pessoal, afinal, todos sabem o quanto é estressante ter que se deslocar para o trabalho. Além disso, os casos de violência crescem em todo o país e zelar pela segurança é fundamental. Desta forma, quem consegue trabalhar em casa se livra, de uma vez por todas, de todos esses efeitos que causam a doença contemporânea mais comum entre nós.

Qualidade de vida

Ao trabalhar em casa podemos fazer de tudo um pouco e ainda assim conseguir os resultados esperados no trabalho. Sendo assim, é possível começar a praticar atividades físicas, massagens terapêuticas, idas com mais frequência aos médicos e afins. O resultado destas ações é uma melhor qualidade de vida, pois várias áreas estarão sendo cuidadas.

Cuidados que merecem atenção

Entre os principais pontos de investimento de franquias, se destacam o baixo investimento e o retorno garantido, contudo, é preciso ficar atento alguns cuidados para não acabar se perdendo em meio a tantos benefícios que o modelo de negócio oferece.

É fundamental que você procure se informar sobre todos os detalhes que a franqueadora oferece a você ao se tornar um franqueado, por exemplo:

¤ Verifique se o suporte é adequado e cumpre o que foi prometido;

¤ Deste modelo de negócio, é normal que o franqueador fique responsável pelo funcionamento do processo, mas cuidado, converse com outros franqueados para saber esses detalhes da empresa;

¤ A transferência de tecnologia precisa ser bem aplicada através de treinamentos e até mesmo outros investimentos para desenvolver certas habilidades;

¤ Analise a flexibilidade da franquia e se há possibilidade de readequações conforme a movimentação do mercado online, para que dessa maneira possa aproveitar todas as oportunidades ao abrir a franquia virtual.


Busque informações sobre a franqueadora


Ao optar por investir em franquias virtuais, assim como acontece com uma franquia no modelo tradicional, é preciso ter o cuidado de checar a reputação da franqueadora com a qual você deseja fazer negócio. Esclareça suas dúvidas, questione pontos que não ficaram claros e analise como é o suporte oferecido, a cultura da empresa, se os produtos e serviços são aceitos no mercado e o que a mídia tem relatado sobre ela.

Além disso, busque conversar com os franqueados de diferentes regiões, assim você evita o risco de falar somente com aquele mais otimista ou com aquele mais pessimista. Dê preferência em contatar aqueles que ficam mais próximos de sua cidade ou região.

Se possível, converse com os responsáveis pela franqueadora pessoalmente, desta maneira você pode conhecer o negócio de forma clara e objetiva. Extraia o máximo de informações que puder antes de fechar qualquer negócio.

Opções de franquias virtuais para investir

O segmento de franquias virtuais possui um leque de opções muito grande. Existem franquias de limpeza e conservação, marketing digital, escolas de idiomas, saúde e bem-estar e uma infinidade de outras alternativas para que os empreendedores possam escolher aquela que melhor se encaixa em seu perfil.

O desafio na hora de escolher uma franquia está diretamente relacionado à sua capacidade de entender o mercado e de que forma o ambiente online pode lhe beneficiar. Por exemplo, nos modelos de serviços, como as de conservação e limpeza e as de marketing digital, é necessário realizar a prospecção de clientes no ambiente físico e também online. Já no caso das franquias de agência de turismo, a função de captação de clientes se dá muito mais no ambiente online do que no físico.

Ainda não encontrou nenhuma boa opção? Nós na KHAL SMS temos uma modelo inovador de franquia digital com baixo investimento é totalmente comprometido com o seu crescimento, não cobramos taxas fixas, ou seja, nós só ganhamos se nossos franqueados ganhar primeiro, venha nós conhecer!

 

Comentários