Quais são as 6 dicas de boas práticas de texto para SMS?

Quais são as 6 dicas de boas práticas de texto para SMS?

Quais são as 6 dicas de boas práticas de texto para SMS?

Além das boas práticas de linguagem e tom de voz que devem ser guiadas pela marca ou pelo seu perfil (caso seja um autônomo), as curtas comunicações requerem um carinho especial e diferente dos outros canais. Dê uma olhada em algumas dicas abaixo.

Obs.: os exemplos a seguir estão isentos de acentuação devido a restrições de uso desses sinais em texto para SMS.

 

  1. Personalize

Diferentemente do que se pode pensar, é possível personalizar mesmo os disparos massivos. Ferramentas como a da KHAL SMS permitem a inserção de variáveis que, por meio de uma base de dados, acessa o nome ou outra informação do destinatário. Isso proporciona aproximação e melhor experiência para o usuário.

 

  1. Atente para a dicotomia comunicação x emoção

Renegociações geralmente não cabem em uma linguagem e momento “alegre”, e aí, neste caso, o tom acolhedor pode ser adotado. Exemplo: “FULANO, oportunidade de renegociacao imperdivel da KHAL SMS. Digite 1 e saiba mais”. 

 

Por outro lado, para ofertas exclusivas, podemos explorar o lado do bom-humor. Exemplo: “Ta ansiosa pelo seu chocolate, Zen? Ele ja ta chegando…”

A dica principal neste caso é: sempre se coloque no lugar do usuário e faça um exercício de reflexão sobre o impacto que está causando com a sua mensagem. Isso auxiliará a elaborar as mensagens mais eficazes.

 

  1. Atenda as expectativas

Como a visualização inicial é curta, opte por deixar o FOCO nos primeiros caracteres, como: “XXXXX: seu codigo para ativar tal funcao (…)” ou “Agendamento de consulta KHAL SMS (…)” e “Cupom promocional KHAL SMS (…)”.

 

  1. Mostre quem você é

Quando há recorrência e padrão, como é o caso dos SMS transacionais ou status de pedido, uma boa prática é trazer o nome da marca para o começo da mensagem: “KHAL SMS: seu pedido….” ou “KHAL SMS: voce gastou xxx”. 

Esse ponto é válido também para disparos para base de usuários que não conhecem seu produto ou serviço. Isso gera aproximação e confiança.

 

  1. Tenha em mente a utilidade da mensagem

Se o conteúdo não for meramente informativo, tente finalizar deixando claro o próximo passo. Exemplos: “Ligue para (…)” ou “clique aqui para (…)”. Isso traz clareza e segurança para o usuário.

 

  1. Observe a quantidade de caracteres

O padrão de texto para SMS é de 160 caracteres por mensagem. Hoje na KHAL SMS, já temos a opção de SMS concatenado, permitindo um envio de até 900 caracteres em uma única SMS.

 


SMS é muito mais do que um texto curto e chamativo, ele é um canal que precisa passar informação de forma objetiva e direta, por isso, vale o cuidado com os detalhes e boas práticas em texto para SMS.

 

 

Comentários