O que é uma API de integração?

O que é uma API de integração?

Se você não sabe o que é API de integração, pode ser que neste exato momento sua empresa esteja ficando para trás. Ou ainda, pode ser que você já esteja utilizando esse tipo de ferramenta e nem tenha se dado conta. Estamos tão acostumados com a praticidade e conforto que a tecnologia atual nos proporciona que até esquecemos como as coisas funcionavam antigamente.

Antes dos aplicativos de delivery e de rotas como o Google Maps e Waze, atividades simples, como pedir uma pizza, por exemplo, frequentemente incluíam uma etapa a mais: ter que explicar ao entregador como chegar no seu endereço. Hoje, basta inserir os dados no app e a pizza chega ainda quentinha na sua porta.Este exemplo ilustra não apenas o avanço da tecnologia, mas algumas das possibilidades alcançadas exclusivamente por meio da utilização de APIs.

O uso dessas ferramentas vem crescendo a cada dia, conforme relatório do diretório ProgrammableWeb, que em junho de 2019 atingiu a marca de 22.000 APIs, com uma tendência de crescimento de 2.000 novas APIs ao ano.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois neste artigo vamos explicar direitinho o que significa API, o que é API de integração e como essa ferramenta funciona.

Mas então, o que é API de integração?

Antes de vermos o que é API e como ela funciona, vamos entender o que significa API.

API é a sigla utilizada para Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de um conjunto de aplicações que permitem a construção de uma interface inteligente, configurando um meio pelo qual dois sistemas se comunicam

Essa interface é responsável pelas ligações entre os recursos necessários para o bom desempenho de um software.

Em outras palavras, as APIs intermediam a comunicação entre dois sistemas ou plataformas. Semelhante a um intérprete, que viabiliza a comunicação entre pessoas que não falam um mesmo idioma, as APIs possibilitam a troca de dados entre sistemas distintos, permitindo sua integração e funcionamento.

Agora que você já sabe o que significa API, vamos aprofundar um pouco mais e entender as diferenças entre o que é API Pública ou Aberta e o que é API Privada.

Principais diferenças entre APIs Públicas ou Abertas e APIs Privadas

É possível dividir as APIs em dois grupos, as APIs Públicas ou Abertas e as APIs Privadas. Entenda que um modelo não é melhor que o outro, apenas diferente. A escolha dependerá das necessidades de cada negócio, logo, cabe a cada empresa fazer esse levantamento e avaliar as possibilidades disponíveis no mercado.

O que é API Aberta ou Pública

São APIs que podem ser utilizadas por qualquer empresa ou desenvolvedor. Porém, o termo “Pública” ou “Aberta” significa apenas que a API está disponível para outras empresas e desenvolvedores, e não exclusivamente pelo time interno da organização que a projetou.

No que se refere ao custo, algumas são gratuitas, outras contam com planos e outras ainda, com uma opção de compra com um limite de uso que funciona como um sistema de créditos mensais.

Alguns exemplos de APIs Públicas são:

  • Google Maps
  • Facebook
  • Twitter
  • Trello

O que é API Privada

Diferentemente das APIs Públicas, as APIs Privadas são de uso exclusivo das organizações para as quais foram desenvolvidas. Essas interfaces dão acesso a sistemas e dados internos das empresas, por isso, só podem ser acessadas pelos seus próprios desenvolvedores.

São mais utilizadas em ambientes empresariais, e suas principais funções são:

  • Integrar sistemas internos
  • Construir novos sistemas
  • Aumentar a produtividade
  • Integrar diferentes setores
  • Otimizar a comunicação interna

Por que você deveria utilizar APIs?

O uso de APIs é capaz de viabilizar uma série de vantagens, como adicionar diferentes funções a sites e aplicativos. Dessa forma, é possível oferecer novos serviços e melhorar os já existentes.

Utilizando uma API de pagamento, por exemplo, você oferece mais segurança a seus clientes, o que faz toda a diferença, afinal, quando o assunto é dinheiro, ninguém gosta de correr riscos, não é mesmo? Com esse tipo de API você ainda consegue evitar fraudes, e pode oferecer diversas modalidades de pagamento.

E este é apenas um dos exemplos de API em todo um universo, onde existem milhares de interfaces como esta, voltadas para as mais diversas funções, como:

  • Emissão de Notas Fiscais
  • Envio de SMS de notificação
    • Notificação de Fatura vencida.
    • Notificação de Fatura proxima de vencer.
    • Notificação de Bloqueio / Desbloqueio.
    • Notificação de Envio de Senha.
    • Notificação Avulsa.
  • Personalização de lojas online
  • Recomendação de produtos
  • Automação de marketing
  • Logística
  • E tantas outras

Além disso, ao integrar diferentes sistemas, essas ferramentas garantem um grau muito maior de eficiência, uma vez que possibilitam automatizar atividades burocráticas que levariam muito mais tempo para serem executadas manualmente.

Ao invés de desenvolver um sistema próprio do zero, muitas empresas acabam optando por adotar APIs de terceiros. Essa alternativa tende a ser mais simples, produtiva e econômica, uma vez que reduz consideravelmente o trabalho e ainda possibilita focar os recursos em atividades mais estratégicas.

Agora você já sabe o que significa API e o que é API de integração, já tem uma boa noção do potencial que essas ferramentas podem ter para a sua empresa.

Se você está em busca de um diferencial para oferecer a seus clientes e, ao mesmo tempo, quer se destacar de seus concorrentes, conte com a gente!

Como as soluções KHAL SMS podem ajudar 

Envio do SMS como:

  • Notificação de Fatura vencida.
  • Notificação de Fatura proxima de vencer.
  • Notificação de Bloqueio / Desbloqueio.
  • Notificação de Envio de Senha.
  • Notificação Avulsa.


Área da Saúde:

  • Lembretes de confirmação e cancelamento de consultas para pacientes.
  • Comunicados de entrega de resultados de exames.
  • Alertas em geral para médicos e funcionários.
  • Relacionamento com pacientes.


Comunicação
:

  •  Mensagens de agradecimento e feedback de eventos.
  •  Campanhas informativas sobre produtos e serviços.
  •  Envio de cupons de desconto.
  •  Ofertas especiais em datas comemorativas.
  •  Felicitações (aniversário e datas comemorativas).
  •  Divulgação de campanhas políticas.



Setor Financeiro:

  •  Lembrar vencimento de faturas.
  •  Desbloqueio de cartão.
  •  Enviar convite para negociação.
  •  informar campanhas promocionais de recuperação de crédito.


Varejo/Serviço:

  •  Agendamento de serviços.
  •  Agendamento de revisões de veículos.
  •  Felicitação por aniversário.
  •  Enviar mensagens de felicitação e motivação.
  •  Divulgar eventos.
  •  Convocar reuniões em equipe ou pessoal.

 

 

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