Escalando Negócios Digitais

Escalando Negócios Digitais

Se sua empresa crescesse hoje dez vezes mais, a estrutura estaria preparada para escalar na mesma proporção? Uma simples pergunta pode ajudar seu time a responder isso.

Especialistas normalmente afirmam categoricamente que na jornada empreendedora só existem dois caminhos possíveis: “crescer ou morrer”. O que eles falham em dizer é que crescer de forma errada também pode levar à morte. O mundo empresarial é recheado de casos de empresas que falharam por dois grandes motivos:

  1. Falta de inovação e adaptabilidade às novas dinâmicas de mercado (como o caso da Blockbuster); e
  2. Crescimento acelerado acima de sua capacidade (como o caso da Pets.com).

Comumente só nos lembramos dos casos de falta de inovação, pois os casos de falência por crescimento acelerado acabam sendo confundidos com má gestão, azar, entre outros fatores. Mas existem muitos dados interessantes que provam que o segundo ponto é o maior deles.

A Kauffman Foundation e a Revista Inc realizaram um estudo de acompanhamento das empresas que receberam o reconhecimento de estar entre as 5.000 empresas de mais rápido crescimento nos EUA, analisando sua situação cinco a oito anos depois de aparecer nessa lista. O que eles descobriram foi surpreendente: cerca de dois terços das empresas que fizeram parte da lista haviam encolhido em tamanho, saído do negócio ou vendido abaixo do preço de mercado.

Um estudo do Startup Genome Report descobriu que 90% das startups falham principalmente por “autodestruição, em vez da concorrência”. E qual é o maior motivo? O estudo, que envolveu mais de 3.200 startups de tecnologia, aponta que a maioria das empresas cresce muito antes que de estar pronta. O conceito pode assumir muitas formas, como contratação de muitos funcionários muito rapidamente, gasto excessivo com aquisição de clientes antes que o produto esteja pronto etc.

Enquanto cerca de 74% dos startups da internet falham devido à escala prematura, aqueles que escalam normalmente veem um crescimento 20 vezes mais rápido, de acordo com o mesmo relatório do Startup Genome.

As empresas que escalam adequadamente também conseguem atrair mais capital e clientes e, eventualmente, contratar mais funcionários.

Escalar é uma arte

Isso demonstra claramente que escalar não é apenas o resultado de sorte, muito trabalho ou de muito dinheiro para investir em marketing. Escalar é uma arte. É saber operar em alta frequência. É saber lidar com alto volume de operações de forma suave e com o menor número de recursos que você puder utilizar.

Para atingir o nível certo de escalabilidade, é preciso adotar este mindset antes mesmo de iniciar o seu negócio. O conceito deve estar presente desde a concepção do seu modelo de negócios até o dia a dia das suas decisões.

Normalmente, o primeiro desafio que todo CEO enfrenta é:

Como eu faço essa empresa crescer?

Uma vez que este problema é solucionado, surge o segundo desafio:

Mas agora, como eu faço para escalar?

Claro que esse é um excelente problema para resolver, mas tenha certeza que é um problema que precisa ser resolvido logo.

O Desafio dos Gargalos

Um conceito importante que é diretamente relacionado à escalabilidade é o “gargalo”. Executivos que gerenciam fábricas comumente usam esse termo.

Por exemplo, vamos dizer que você gerencia uma fábrica de automóveis capaz de produzir 1.000 carros por dia. Em um determinado momento, a seção de pintura da sua fábrica tem um problema — uma das duas estufas de pintura tem um problema e apenas 500 carros podem ser pintados por dia, em vez de 1.000 carros. Isso é um gargalo.

Não importa que a fábrica empregue milhares de pessoas e todas as demais etapas de produção estejam trabalhando perfeitamente em capacidade máxima. Um gargalo é capaz de reduzir a capacidade total da fábrica.

É impossível criar uma empresa escalável se você não estiver ativamente antecipando, procurando e removendo gargalos de crescimento.

Digamos que sua empresa conseguiu crescer de 1 milhão para 25 milhões de receita recorrente anual. Claramente, o seu time de vendas foi capaz de entregar essa evolução. Mas será que seu time de suporte vai conseguir acompanhar o crescimento da demanda? Se não conseguirem, seus clientes ficarão desapontados e isso pode se tornar contra você.

Fique tranquilo(a)

Não se preocupe, na KHAL SMS, você já conta com mecanismos de escala integrados na infraestrutura, pois inicialmente, já temos a capacidade de processamento “emprestada” pelas operadoras, desta forma nossa capacidade de processamento de dados está vinculada diretamente a capacidade das operadoras, assim, fique tranquilo, já existe uma capacidade gigantesca que é incrementada mês a mês.

Além da infraestrutura da operadora, temos mecanismos de processamento de vendas totalmente roteirizados, assim, sua equipe pode se iniciar com 1 pessoa é chegar a 300 pessoas, ou ir de 1 milhão em faturamento para 25 milhões sem necessidade de modificar os sistemas já embarcados na gestão de clientes.

Após iniciar sua Franquia KHAL SMS e receber os treinamentos operacionais, você recebera suporte comercial para montar sua persona, escolher o caminho que acha mais viável para ir até sua persona e efetuar as vendas. Já estamos com tudo preparado, testado, validado pela pratica diária, o que demonstra o sucesso da operação com milhões de SMS vendidos.

 

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